Videolaparoscopia - Cirurgia de Endometriose

Videolaparoscopia – Cirurgia de Endometriose

videolaparoscopia

O Blog Não Consigo Engravidar traz até você:



O que é Videolaparoscopia?

A técnica da Laparoscopia iniciou-se na Europa há mais de 100 anos, e em 1989, o grupo Skopia trouxe a primeira endocâmera para o Brasil, e a Laparoscopia deu lugar à Videolaparoscopia.

A Videolaparoscopia é uma cirurgia que permite identificar defeitos anatômicos no útero, trompas e ovário, e é o melhor meio para se diagnosticar e tratar a endometriose, usa um tubo fino e iluminado, chamado de laparoscópio, que por sua vez é equipado com uma microcâmera.

O laparoscópio é colocado através de um corte (incisão) na barriga, e através da câmera pode se analisar os órgãos abdominais, na tentativa de localizar problemas, como cistos, miomas, aderências e infecções, além de se ter a possibilidade de correções em alguns casos, como aderências, que podem ser retiradas com pinças e tesouras. Eventualmente, amostras de tecido podem ser tomadas para a biópsia através do laparoscópio.

Em muitos casos a Laparoscopia pode substituir a cirurgia de Laparotomia, que utiliza uma maior incisão na barriga. A Laparoscopia pode ser menos estressante e pode ter menos problemas e custos mais baixos do que a Laparotomia para pequenas cirurgias.

Em casos de endometriose, pode ser feita a cauterização dos focos e a consequente melhora das condições pélvicas para futuras tentativas de gestação.

videolaparoscopia

Como é feita a Videolaparoscopia?

Antes de se começar a cirurgia, aplica-se anestesia geral no paciente, e posteriormente ocorre uma incisão no umbigo, e a inserção de um tubo com gás carbônico para insuflar a cavidade peritoneal, para assim se criar espaço para as manobras cirúrgicas e ter se uma melhor visualização. Depois são realizados cortes na região abdominal para a inserção dos outros instrumentos necessários para a cirurgia, e a microcâmera mostra o interior do abdômen e o médico segue a cirurgia.

Como se preparar para Videolaparoscopia

cirurgia-de-endometrioseAntes da Videolaparoscopia, siga as instruções acerca de quando parar de comer e beber, ou a cirurgia poderá ser cancelada.

Se o seu médico lhe pedir para tomar seus medicamentos no dia da cirurgia, faça isso usando apenas um gole de água.

Deixe suas jóias em casa: qualquer jóia que você usar terá de ser retirado antes da laparoscopia. Retire também seus óculos, contatos e dentaduras ou uma ponte removível antes da laparoscopia.

Você pode ser solicitado a usar um enema ou supositório várias horas antes ou um dia antes da cirurgia para esvaziar o cólon.

Videolaparoscopia: preço

O preço da cirurgia de Videolaparoscopia geralmente varia de R$ 5 a R$ 15 mil, dependendo do tratamento a ser realizado, e também pode ser feita pelo SUS.

Videolaparoscopia: recuperação

A Videolaparoscopia, na maioria das vezes, não necessite de internação e permanência além do necessário à recuperação da anestesia. Muitas vezes pode ser feito sem a necessidade de passar a noite no hospital.

O tempo de recuperação para a Videolaparoscopia geralmente é por volta de 7 a 10 dias, e após este período, o indivíduo pode voltar normalmente às suas atividades.

É recomendado que durante a recuperação, se evite ter relações sexuais, dirigir, fazer exercícios, e deve-se descansar o máximo possível.

Back to Top