Útero Bicorno: Tratamento e Quem tem pode Engravidar?

Útero bicorno

O útero é um órgão em forma de pêra, um útero normal tem aproximadamente 7,5 cm de comprimento, 5 cm de largura e 2,5 cm de profundida, e seu interior é formado de paredes musculares grossas. A parte inferior do útero é ligada ao interior da vagina e é chamada de colo do útero.

Um pequeno número de mulheres tem um útero que diferem da normalidade em sua forma e/ou estrutura. Isso é normalmente chamado de anormalidade do útero ou anormalidade uterina.

tratamento para engravidar

utero-normal

O que é útero bicorno?

Útero bicorno ou bicorne é um tipo de duplicação uterina anormal, e na maioria dos casos é descoberto acidentalmente quando da visualização da pelvis.

problemas-no-utero

Geralmente menos de uma mulher em 200 possuem um útero bicorno, ou seja menos de 0,5% das mulheres. A mulher que tem útero bicorno tem uma membrana que separa a cavidade uterina em duas, sendo que muita das vezes essa cavidade pode ser maior de um lado e menor do outro.

Úteros bicornos resultam de um desenvolvimento anormal dos dutos paramesonéfricos que geram uma falha de partição no útero.

Os sintomas mais comuns são a perda de gravidez no início e problemas no canal cervical.

A infertilidade pode não estar associada a esse tipo de má formação, pois a implantação do embrião no endométrio não é prejudicada.

Útero Bicorno: Tratamento

utero-bicorno-pode-engravidarA intervenção cirúrgia não é usualmente indicada em casos onde não se verifiquem dificuldades de reprodução.

Em pacientes com incompetência cervical, a cerclagem uterina pode aumentar as chances de sobrevivência do feto. Na cerclagem se costura o colo do útero, é feita no hopistal, com anestesia, e na maioria das vezes a mulher pode ir para casa no mesmo dia.

A associação entre os problemas cervicais e útero bicorno é alta, de forma que a cerclagem uterina pode ser apropriada em alguns casos.

Em mulheres com histórico de abortos recorrentes e nos quais são foram identificados outros problemas de infertilidade, a cirurgia do Método de Strassman pode ser considerada.

Quem tem útero bicorno pode engravidar?

Sim, as chances de gravidez irão depender de como é a má-formação e do estado da parede muscular do útero, geralmente a gestação irá ocorrer no lado maior do útero, e, dependendo da anormalidade pode se tornar mais difícil carregar seu bebê durante os nove meses da gravidez.

As anomalias uterinas são causas frequentes de abortamento gestacional, onde se dá a falta de capacidade de distensão uterina durante a evolução gestacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *