Reversão de Vasectomia – Quanto Custa?

Vasectomia tem reversão?

A reversão de vasectomia é para o homem como a cirurgia de reversão de laqueadura na mulher. Estão aumentando cada vez mais nos últimos anos as cirurgias de reversão de vasectomia, a qual consiste basicamente em localizar o canal deferente onde foi feita a vasectomia, e religar esse canal através de fios de microcirurgia, para isso é preciso fazer pontos minúsculos nos canais que foram rompidos pela vasectomia, sendo uma cirurgia muito mais trabalhosa do que a vasectomia.

A cirurgia de reversão de vasectomia depende do exame físico e clínico do paciente, se for constatado um canal deferente e testículos que favoreçam a cirurgia, ela pode ser realizada em uma clínica normal, porém, eventualmente, se o canal deferente for fino e forem necessários microscópios mais potentes, a cirurgia deverá ser realizada em um hospital.

tratamento para engravidar

vasectomiaA reversão da vasectomia depende muito do tempo entre a vasectomia e a reversão, sendo que as taxas de sucesso são menores quanto maior esse intervalo, de forma que o indivíduo que tenha realizado a vasectomia em até 8 anos tem aproximadamente 80% de chances de ter filhos novamente após a reversão da vasectomia.

Ao contrário da vasectomia que pode ser feita em 15 a 20 minutos, a reversão da vasectomia é uma cirurgia que vai de 2 a 8 horas, e após a cirurgia, por ser muito delicada, os médicos recomendam aos pacientes geralmente 1 semana de repouso, e muita das vezes é preciso que boa parte da recuperação seja feita no próprio hospital.desfazer-vasectomia

Como na vasectomia, na reversão, o indivíduo pode voltar à sua vida sexual normal após a queda dos pontos da cirurgia, que normalmente se dá em torno de 7 a 10 dias após a cirurgia.

A inseminação artificial não serve para homens que fizeram vasectomia, pois a quantidade de espermatozoides na punção testicular de homens vasectomizados não é suficiente para se fazer uma inseminação.

cirurgia-de-reversao-de-vasectomiaUma alternativa a cirurgia de reversão de vasectomia é a fertilização in vitro, que ocorre através da obtenção de espermatozoides diretamente no testículo. Na vasectomia, a produção de espermatozoides fica praticamente inalterada, apenas eles não saem devido a interrupção de seu trajeto normal.

A opção por qual tratamento escolher deve se basear na disponibilidade financeira, idade da mulher, e o tempo em que a vasectomia foi realizada.

One Comment

  1. qual é o valor dessa reversão, tem algum efeito colateral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *