Maca Peruana Ajuda a Engravidar? - O que Diz a Ciência?

Maca Peruana Ajuda a Engravidar? – O que Diz a Ciência?

maca-peruana

O que é a maca peruana?

A maca peruana não é uma fruta e sim uma raíz originária do Peru, o pó de maca peruana é obtido a partir da raíz desidratada, apesar de no Brasil não haver disponibilidade da raíz, o pó da maca proporciona todos os benefícios da raíz.

Maca peruana: Benefícios

Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, a maca peruana é considerado um super alimento, pois provê inúmeros benefícios, melhorando desde a disposição para realizar as atividades do dia-a-dia até a libido.

A maca peruana age como um repositor hormonal, tanto para a mulher quanto para o homem. Hoje, estamos expostos diariamente a grandes quantidades diárias de fito estrógenos, que são substâncias derivadas do plástico, que sofrem ação de altas temperaturas, além de agrotóxicos e a própria água que ingerimos, as substância chamadas xenoestrógenos ocupam os receptores de nossas células contribuindo para o desequilíbrio hormonal. Além do que, até mesmo o acúmulo de gordura abdominal também está relacionado com baixos níveis de testosterona.

Para quem pratica atividade física, para mulheres na menopausa, e homens acima de 40 anos, a maca possui uma substância que estimula a produção do hormônio luteinizante, que irá estimular e regular a produção de testosterona. Vale mencionar que hoje, de fato, grande parte das mulheres têm apresentado um desequilíbrio hormonal, principalmente em relação a testosterona.

Maca peruana: Dosagem

Para a maca peruana em pó, o consumo diário de 1 colher de sobremesa de maca é mais do que suficiente para proporcionar seus benefícios, porém, pode-se também utilizar até 2 colheres de sopa cheia num mesmo dia.

Para a maca peruana em cápsulas, o indicado é o consumo de até 2 cápsulas por dia, podendo ser tomada por exemplo, pela manhã e ao final da tarde.

Como tomar maca peruana?

Para a versão em cápsulas da maca peruana, recomenda-se ingerir 2 cápsulas por dia, juntamente com algum líquido. Para a farinha de maca, recomenda-se consumir uma colher de sopa (10g) ao dia, veja algumas receitas abaixo:

Receitas com Maca peruana em pó (farinha)

A maca deve ser utilizada como um complemento nutricional, sendo simplesmente incorporada aos alimentos, assim, apesar do pó ser semelhante a uma farinha, a maca não serve, por exemplo, para fazer bolos.

É recomendado utilizá-la na primeira refeição do dia junto com outros ingredientes no suco batido no liquidificador, como o sabor da maca não é marcante, ela não afetará a maioria dos batidos, não causando assim enjoo de tomá-los todos os dias.

Ela também poderá ser colocada no iogurte, no queijo ricota, no patê, consumida com pães integrais, ou ainda junto à salada, até mesmo junto ao molho, ou à gosto da pessoa.

Uma dica é utilizar a maca com cacau em pó ou ainda com canela, proporcionando assim um maior aporte de antioxidantes, e com isso consegue-se até mesmo diminuir a compulsão por doces, controlando a glicemia.

Ainda não há nenhum estudo que mostre que a utilização da maca peruana em comidas quentes preserve suas propriedades, então o ideal é utilizá-la em alimentos frios.

Maca peruana: Efeitos colaterais

Não existe nenhuma contraindicação com relação à maca, no entanto, como ela age estimulando a produção hormonal, sua administração não é indicada para gestantes, nutrizes e crianças.

Vale mencionar que a maca não possuí cafeína em sua composição, dessa forma poderá ser utilizada sem problemas por pessoas com hipertensão.

Maca peruana ajuda a engravidar?

Quando se tem baixos níveis de testosterona, o metabolismo poderá ser bastante diminuído, em alguns casos atingindo até mesmo 15% de decréscimo, e consumindo alimentos que auxiliem nesse ajuste hormonal, tem-se bons resultados. Muitas vezes o desequilíbrio hormonal pode trazer os mais variados problemas à pessoa.

A maior parte das mulheres que tomam pílulas a fazem por longos períodos, e para esses casos o seu uso contínuo pode contribuir para o desequilíbrio hormonal, principalmente de testosterona.

O controle adequado de hormônios como a progesterona é necessário para que se tenha a ovulação e se consiga engravidar. De acordo com estudos científicos, a maca peruana mostra benefícios em relação à diminuição da mortalidade nos óvulos da mulher, e no aumento da taxa de natalidade dos espermatozoides em homens.

Alguns dos aminoácidos presentes na maca peruana, auxiliam na produção de neurotransmissores relacionados ao bem estar, sendo muito interessante que mulheres em TPM também façam uso da maca. Além do que, sabe-se que em geral as mulheres que estão tentando engravidar ficam ansiosas, o que poderá atrapalhar a mulher à conseguir engravidar, então outro benefício da maca peruana para mulheres que queiram engravidar, é deixá-las mais tranquilas, regulando seus neurotransmissores.

Maca peruana: onde comprar?maca-capsulas-e-farinha

É interessante adquirir o pó de maca puro e/ou em cápsulas, que também mantém todos seus efeitos.

Para a potencialização dos efeitos da maca recomenda-se consumi-la tanto na forma de cápsulas quanto na de farinha misturada aos alimentos (consulte acima a seção de receitas para maiores informações).

A Natue disponibiliza um pacote conjunto, contendo maca em farinha e em cápsulas, pela preço de R$ 42,89.

>> Clique aqui para comprar a dobradinha de maca peruana <<

←Mais de Dicas
Back to Top