Ginecologista e Obstetra: Como Escolher um Bom

Diferença entre ginecologista e obstetra

O ginecologista trata de doenças do sistema reprodutor feminino, e o obstetra tem como principais funções cuidar do desenvolvimento do feto e prestar assistência à mulher na gravidez, parto e pós-parto. Geralmente, quase todos os ginecologistas se especializam em obstetrícia, de forma na maioria das vezes o ginecologista é também o obstetra de uma paciente.

Como escolher um bom ginecologista

O seu ginecologista deve saber te ouvir, se você quer engravidar e tem síndrome do ovário policístico, e ele te receita um remédio regulador hormonal contraceptivo, ou o ginecologista é muitíssimo mal preparado ou ele simplesmente não sabe te ouvir.

diferenca-entre-ginecologista-e-obstetraNão aceite, desconfie e sempre recorra a outras fontes na literatura médica, sites confiáveis na internet e principalmente a opiniões de outros profissionais da área reprodutiva feminina, acerca do que seu ginecologista lhe diagnostica, milhares de mulheres perdem seus filhos que ainda nem nasceram todos os dias por irresponsabilidade médica. Se você não está, por exemplo, ovulando com regularidade, não aceite um simplesmente “é normal” como resposta, questione, e se necessário não hesite em trocar de ginecologista.

Os médicos que não aceitam questionamentos, e não entendem que hoje em dia vivemos em uma sociedade globalizada, e que qualquer paciente tem o direito de questionar a conduta médica com base em informação aprendida por meio da internet, livros, revistas ou de terceiros, não é um bom médico. O médico, quando refutar seu questionamento, deve discutir o porquê da invalidade do seu questionamento.

ginecologista-obstetraUm bom ginecologista e principalmente obstetra tem que estar disponível a todo momento, a paciente pode ter um sangramento pela noite, ter rompimento de bolsa, sofrer uma queda durante a gravidez, e você deve não ter apenas o telefone do consultório do seu médico, mas também seu telefone residencial, celular e e-mail, o comprometimento com o paciente faz parte do juramento de ética feito por um médico.

Se por ventura, o seu médico vá viajar, ele tem a obrigação de lhe passar um número de telefone do local aonde irá, e indicá-la a outro médico.

Os bons médicos pedem exames com frequência, um médico não consegue lhe passar diagnósticos mais precisos sem que esteja baseado em exames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *