Como Calcular Período Fértil – Tabelinha para Engravidar

O Blog Não Consigo Engravidar ensina o que é e como calcular o período fértil.

O que é o período fértil?

O ciclo menstrual compreende os dias transcorridos entre uma menstruação e outra, ele é contado a partir do primeiro dia de uma menstruação, até o primeiro dia da menstruação seguinte.

No cálculo do período fértil observamos como o nosso corpo trabalhou nos meses anteriores, para tentar prever como ele irá se comportar nos próximos meses.

O período fértil compreende os dias ao redor da ovulação e o dia da ovulação, período onde o corpo da mulher está mais propício a engravidar. A ovulação é o dia em que os óvulos são liberados. O espermatozoide sobrevive no corpo da mulher até 5 dias,  e em média 3 dias, por essa razão o período fértil é contabilizado da seguinte maneira:  3 dias antes da ovulação, e 2 dias depois da ovulação, são considerados os dias férteis da mulher.

Para o caso de 3 dias antes da ovulação, a gravidez pode ocorrer da seguinte forma, se você tiver uma relação sexual 3 dias antes do seu óvulo ser liberado, quando ocorrer a ovulação pode ser que o espermatozoide já esteja esperando a liberação do óvulo para assim fecundá-lo.

No caso dos 2 dias depois da ovulação, a gravidez pode acontecer pois o óvulo pode sobreviver de 12 a 24 horas após a ovulação, depois desse período, se ele não for fecundado, o óvulo morre, porém, a ovulação pode atrasar 1 ou 2 dias, portanto utilizasse uma margem de segurança.

Como calcular o período fértil?

Para as mulheres com ciclo menstrual regulado, por exemplo, sempre 28 dias, a ovulação acontece 14 dias antes da menstruação, então a conta é a seguinte:

28 – 14 = 14

E o resultado expressa o dia do ciclo menstrual em que a ovulação ocorre, no caso, o décimo quarto dia.

Nesse caso, o período fértil vai do décimo primeiro, ao décimo sexto dia do ciclo. Mantendo relações nesse período, existe a possibilidade de engravidar.

Porém, a maioria das mulheres tem um ciclo irregular, o que causa dúvidas no cálculo de seu período fértil.

tabelinha-para-engravidarNos primeiros anos de menstruação, os hormônios ainda estão começando a ser liberados da forma correta, dessa forma é normal que as meninas tenham um ciclo desregulado, ocorrendo muitos casos de mais de 1 menstruação no mês, e alguns períodos onde não se menstrua por 2 meses.

como-calcular-periodo-fertilA chamada “tabelinha para engravidar” é essa contagem de dias que se faz para identificar o período fértil.

Para as mulheres que querem engravidar e tem um ciclo irregular, a contagem é feita da seguinte maneira, primeiro, faz se um cálculo, contabilizando de quantos dias foram os seus três últimos ciclos, dessa análise, anota-se o número de dias do maior e do menor ciclo.

Sabendo que a ovulação acontece 14 dias antes da menstruação, e supondo que seu menor ciclo tenha sido de 26 dias, faz-se:

26 – 14 = 12

Nesse ciclo, seu período fértil corresponde ao nono até o décimo quarto dia do ciclo.

Supondo que seu maior ciclo tenha tido 34 dias, faz-se:

34 – 14 = 20

E descobre-se que nesse ciclo de 34 dias, a ovulação provavelmente ocorreu no vigésimo dia do ciclo, e seu período fértil foi do décimo sétimo ao vigésimo segundo dia do ciclo.

Com esses valores, para fazer a previsão do período fértil próximo ciclo, usasse como início de período fértil o valor do seu menor ciclo, no exemplo o nono dia, e usasse como último dia do período fértil, o correspondente valor no maior ciclo, que será no vigésimo segundo dia.

Deste exemplo, o período fértil aproximado corresponde do nono ao vigésimo segundo dia do ciclo, se o seu próximo ciclo for de 28 dias, o período fértil está coberto, e se extravasar 34 dias, por exemplo, chegando a 36 dias, o valor também está dentro, pois temos os 2 dias de margem de segurança após a ovulação.

Mulheres que tenham um ciclo muito irregular podem não estar ovulando, e isso é descoberto através dos testes de ovulação, enquanto que a ausência de ovulação pode ser um excelente sinal para as tentantes, e a gravidez pode ser auferida através dos testes de gravidez.

>> Clique aqui para saber mais sobre testes de ovulação <<

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *