Coito Programado: O que é e Quem pode Fazer

O Blog Não Consigo Engravidar traz oque de mais importante você precisa saber sobre coito programado.

O que é o coito programado?

Coito programado, romanticamente chamado também de namoro programado, consiste no acompanhamento da ovulação pelo ultrassom, com esse acompanhamento determina-se o dia provável da ovulação e orienta-se o casal para o melhor momento de terem relações sexuais, assim aumenta-se as chances de se ter o bebê de forma natural.

Quem pode fazer o coito programado?

O coito programado é indicado principalmente para:

– casais mais jovens, por apresentarem maior chance de resultados positivos.

– casais que não tem um diagnóstico do motivo pelo qual não conseguem a gestação, a chamada esterilidade sem causa aparente ou infertilidade inexplicável.

– mulheres que não ovulam adequadamente, com Síndrome do Ovário Policístico.

As mulheres com mais de 35 anos que optarem por esse tratamento, devem ser alertadas quanto as menores taxas de sucesso quando comparados com outros tratamentos mais sofisticados.

Antes de começar esse tratamento uma pesquisa básica deve ser feita, a fertilidade masculina deve estar comprovada pelo espermograma, os hormônios devem ser dosados e a anatomia feminina deve estar íntegra. Não deve ser esquecida a pesquisa de doenças infecciosas tanto no homem como na mulher, pois podem afetar a gestação, são exemplos dessas doenças a toxoplasmose, rubéola, hepatite e HIV.

Como funciona o coito programado?

coito-programado-o-que-eO acompanhamento da ovulação é feito pelo ultrassom transvaginal, é importante que a mulher esteja tomando ácido fólico para evitar má formação do Sistema Nervoso Central no bebê, o ciclo menstrual pode ser natural, ou induzido, com remédios indutores da ovulação.

Com a determinação do dia da ovulação, orienta-se o casal para ter relações sexuais nos próximos dia, aumentando a chance de sincronia entre a ovulação e a relação sexual. Os espermatozoides são depositados na vagina, e por si só caminham em direção ao óvulo, e é na tuba onde ocorre a fecundação.

As relações sexuais poderão ser diárias ou em dias alternados, depois de 4 dias as chances são menores, pois o óvulo, depois desse período não tem mais capacidade de ser fecundado.

Quais são as taxas de sucesso do coito programado?

16 dias após a data provável da ovulação será conhecido o resultado, as taxas de sucesso estão entre 12% a 14%, entretanto podem variar, de acordo com a idade da mulher, qualidade dos óvulos e os hábitos do casal.

>> Clique aqui para conhecer um tratamento natural de gravidez <<

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *