Cisto no Ovário: O que é, Tipos, Sintomas e Tratamento

O que é cisto no ovário ou cisto ovariano?

Os ovários são dois órgãos, um em cada lado do útero, que tem por função expelir óvulos e produzir os hormônios estrógeno, progesterona e os androgênios (similares a testosterona), e essa produção hormonal é controlada por outros dois hormônios da hipófise, o folículo estimulante (FSH) e o luteinizante (LH), importantes para o pleno desenvolvimento dos folículos e para regular a ovulação.

O cisto ovariano é uma pequena bolha de líquidos que aparece em ou em ambos os ovários, podendo causar uma pequena dor, não relacionada com a menstruação, e na maioria das vezes, são descobertos acidentalmente durante o ultrassom rotineiro ou em uma cesárea.

Cerca de 20 a 30% das mulheres desenvolvem cistos nos ovários, e existe uma grande diferença entre cisto ovariano (ou cisto no ovário) e ovário policístico.

ovariosTipos de cistos

cisto-ovarianoExistem diversos de tipos ovarianos, os mais comuns são os chamados cistos funcionais, formados a partir do normal funcionamento dos ovários e que aumentam e diminuem conforme o andamento do ciclo, sem que a mulher se deixe perceber. Esses cistos são formados durante a ovulação, e dessa forma raramente ocorrem em mulheres que já atingiram a menopausa ou em crianças.

Existem outros tipos de cistos além dos cistos funcionais: os cistos de corpo lúteo surgem após a ovulação, os cistos hemorrágicos estão relacionados à endometriose, e os tumores, sendo que esses dois últimos podem levar à infertilidade.

Cisto no ovário engorda?

Dentro do corpo parte dos alimentos se transformam em açúcar, que são levados para as células através da insulina, só que as células podem dificultar essa entrada, fazendo com que o corpo produza mais insulina, e o excesso de insulina inibe o amadurecimento dos óvulos, que acabam se transformando em cistos no ovário, e a insulina que fica sobrando na corrente sanguínea age no cérebro, o qual pede mais açúcar para dar conta do recado, e então aparece uma grande vontade de comer doce.

Sintomas de cisto no ovário

sintomas-de-cisto-no-ovarioA maioria dos cistos no ovário não apresentam sintomas, porém, os maiores sintomas são geralmente dor, irregularidade no ciclo menstrual, inchaço no abdomen, dor ao evacuar, dor durante a relação sexual ou dor pélvica ao se mover.

Os cistos interferem na atividade do ovário, e além de dificultar a gravidez, fazem uma bagunça no ciclo menstrual, sem contar as cólicas fortes.

Um cisto ovariano pode eventualmente causar dor se aumentar de tamanho, sangrar, se romper, for lesionado durante o ato sexual ou ainda provocar torções das trompas de Falópio.

Quem tem cisto no ovário pode engravidar?

Se o cisto no ovário for tratado, a mulher pode engravidar, porém, se ele não receber a atenção necessária, pode causar infertilidade.

Tratamento para cisto no ovário

Os cistos com diâmetro menor do que 60 milímetros podem ser tratados com o uso de anovulatórios orais, já os de tamanho igual ou superior a 60 milímetros devem ser retirados cirurgicamente através da laparotomia, ou laparoscopia, desde que não sejam tremendamente grandes e que a paciente não seja obesa.

>> Clique aqui para conhecer o tratamento natural mais eficiente para quem quer engravidar <<

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *